terça-feira, março 20, 2012

Superman vs The Elite, a animação e a história em quadrinhos



As animações da DC são as melhores da atualidade com a temática de super heróis! Fato! Não só as animações em série para televisão como as que são lançadas para dvd, como esta que vamos falar hoje.
Semana passada finalmente tivemos a oportunidade de vislumbrar como será esta nova animação. Repare.


Mais uma vez a DC fez uma animação baseada em uma de suas estórias aclamadas. Neste caso a original foi lançada na Action Comics 775 e se chama: What's so funny about Truth, Justice & The American Way?


A história em quadrinhos

A estória atuou como uma resposta ao sucesso imenso a uma publicação da editora Wildstorm, The Authority. Que, para quem não conhece, era uma espécie de Liga da Justiça que não tinha receio de matar vilões, não respondiam a autoridades superiores, não se importavam com a possível baixa dos civis durante os confrontos e eram extremamente violentos. Além de abordarem temas não recorrentes em histórias em quadrinhos, como o homossexualismo. Os heróis Apollo e Meia-Noite eram um casal homossexual que não escondia seu afeto de ninguém (isso também servia para fazer as piadinhas "indiretas" sobre o Superman e Batman).

The Authority foi um grande sucesso de sua época pois trazia um novo conceito ainda não explorado totalmente no mundo das histórias em quadrinhos. A DC então produziu essa estória do Superman na tentativa de mostrar qual é o caminho correto do heroísmo nos quadrinhos. Ou de questionar: Qual o problema com o clássico heroísmo nos quadrinhos?

A estória foi publicada aqui no Brasil como: "Olho por Olho?". E lançada também numa coletânea do Superman em comemoração aos 70 anos da DC. O DC 70 Anos - As Maiores Histórias do Superman.

Resumo: Tudo começa com o Superman voando até Trípoli, capital da Líbia, onde um primata gigante geneticamente modificado devasta a cidade em um atentado terrorista. Quando o azulão chega na cidade, vê que o primata foi brutalmente assassinado junto com boa parte da população da mesma e o exército que estava tentando resolver a situação! Ao prestar atenção nas notícias do rádio, com sua super-audição, o Superman descobre que isso foi fruto de um grupo intitulado A Elite.
Após essa atuação da nova equipe toda a imprensa do mundo discute sobre A Elite, comparando-a com as ações dos grupos atuais de heróis. Não só isso, como muitos passam a aprovar os métodos dos novos heróis e considerar os do Superman e companhia ultrapassados.
Num outro dia, para impedir um ataque a Tóquio o Superman voa para o Japão, ao chegar lá é surpreendido por uma onda de energia causada pelos vilões que o deixa atordoado, nesse tempo A Elite chega ao campo de batalha, resta então assistir a execução brutal de todos os vilões pelos membros desse grupo. 
Finalmente os heróis se conhecem e discutem sobre o modus operandi de cada um. Eles então se encontram mais vezes durante a história, sempre se confrontando sobre suas atitudes. Até que no final acontece o, tão esperado, combate!

O assassinato do primata gigante!

Essa estória é considerada uma das melhores do Superman. E com razão, realmente é muito boa. O confronto de ideologias é o mais legal da hq. Afinal, qual é a melhor alternativa: Deixar para que a justiça julgue os vilões ou o herói fazerem justiça com as próprias mãos? Matar vilões é fazer justiça? Não matar vilões é o melhor?

Mundo Salvo. Humanidade Perdida. 

Essa é a frase que melhor descreve esse confronto ideológico. Ao cometer tantos assassinatos e agir como deuses julgando e matando todos os vilões creio que o heróis vão perdendo sua humanidade aos poucos. Então o mundo estaria salvo, mas o herói não seria mais humano. Isso poderia trazer sérias consequências. Imagine se todos passassem a agir se espelhando nos seus novos ídolos, como seria o mundo? O novo modelo de heroísmo tornaria tudo mais fácil e rápido, a curto prazo, mas quais suas consequências a longo prazo?

É com isso que o Superman se preocupa e por isso ele luta contra esse novo tipo de heroísmo. Ele diz que o método antigo pode ser mais difícil e lento mas é o método que irá transformar a humanidade no que ela precisa se tornar.

Eu adorei tanto a proposta quanto a sua execução. Os personagens foram criados, inicialmente, apenas para essa estória mas tem um carisma incrível! São cheios de estilo e com certeza poderiam render mais boas histórias!

Estilosos não?

Da esq. para dir.: ColdCast, Manchester Black, The Hat e Menagerie.

O líder do grupo é o Manchester Black, um psiônico extremamente poderoso. The Hat, um alcoólatra que possui um chapéu extremamente poderoso. Menagerie, uma garota que possui uma armadura simbiótica alienígena. Coldcast, um grandalhão que além de muito forte pode controlar e gerar campos eletromagnéticos.

Gostaria de mais estórias com essa qualidade!

Espero que produzam uma bela adaptação, como Batman Ano Um ou All Star Superman, visto que por muitos essa é considerada uma das melhores estórias já feitas do Homem de Aço. No entanto essa é um pouco diferente, pois o conflito ideológico precisa ser o foco e não a pancadaria! Portanto, precisam ter cuidado. Além de, dependendo da idade em que ela seja classificada, terão que aliviar bastante nas cenas violentas. Sinceramente, não me importo com o alívio da violência, o que eu quero ver bem escancarado nesta animação é o conflito entre o modo clássico e o moderno de ser herói. 

E a próxima animação promete, mesmo sem trailer algum! Será a adaptação do Batman Dark Knight!!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...